16 de Julho de 2024 | Sociedade & Politica | Visualizações (620) | 1 minuto de leitura

Inauguração da Unidade de Saúde de Sesimbra

Unidade de Saúde na vila de Sesimbra

A vila de Sesimbra tem uma nova Unidade de Saúde, que vai servir mais de 11 mil utentes. O novo edifício foi inaugurado formalmente pelo presidente da Câmara Municipal, Francisco Jesus, pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e pelo presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Arrábida, Luís Pombo.

Estiveram presentes D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, a vice-presidente da Assembleia da República, Teresa Morais, a presidente da CCDR Lisboa e Vale do Tejo, Teresa Almeida, o presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, João Narciso, presidentes das três juntas de freguesia do concelho, entre outras entidades a nível local.

A concretização do projeto só foi possível devido à participação da Câmara Municipal, que investiu cerca de 1,9 milhões de euros, cedeu o terreno e assumiu os custos dos arranjos exteriores e parque de estacionamento, assim como com o lançamento, acompanhamento e fiscalização da obra. A autarquia assegurou assim mais de metade do valor investido no novo equipamento de saúde.

No total, o edifício custou cerca de 3,6 milhões de euros, dos quais um milhão de euros assumido pelo Ministério da Saúde, 800 mil euros financiados no âmbito de uma candidatura feita pelo Município ao programa Feder - Lisboa 2020 e o restante valor assegurado pelo orçamento municipal. Após conclusão da obra, a autarquia cedeu gratuitamente, em direto de superfície e pelo período de 50 anos, o prédio ao Ministério da Saúde.

A Unidade de Saúde de Sesimbra localiza-se na Praça Isabel Lourenço, cuja placa com o novo topónimo foi descerrada hoje, em homenagem à médica de família que trabalhou parte da sua vida no Centro de Saúde de Sesimbra e que coordenou a abertura da primeira Unidade de Saúde Familiar do concelho, a do Castelo.

Inauguração da Unidade de Saúde de Sesimbra