Recomendação à CM Sesimbra | Utilização do caudal de água da Fonte do Carvalho (Santana).
Na reunião de executivo desta Junta de Freguesia, foi aprovada uma recomendação à CM Sesimbra, para utilização do caudal de àgua da fonte do Carvalho.
No passado dia 14 de setembro, em reunião de executivo desta junta de freguesia, foi aprovada por unanimidade e enviada à Câmara Municipal de Sesimbra a Recomendação abaixo transcrita:
"RECOMENDAÇÃO À CM SESIMBRA | Utilização do caudal de água da Fonte do Carvalho (Santana).
Portugal enfrenta mais um ano de seca, o que tem efeitos nos diversos setores da economia, desde o abastecimento urbano à energia.
A escassez de água e a indisponibilidade de água doce para suprir as necessidades típicas de consumo, é desencadeada, principalmente, pelas alterações climáticas, em especial as situações de seca que impedem o enchimento normal das barragens.
Enfrentamos um risco de escassez de água já nos próximos 20 anos, sendo por isso urgente antecipar o risco de ter de gerir pouca água face às necessidades do nosso território.
Ou seja, num horizonte até 2040, pode mesmo faltar água em Portugal para as atividades mais básicas que poderão colocar em risco a nossa saúde e a nossa capacidade de produção de bens e serviços essenciais, incluindo alimentos, assim como afetar, também, o consumo quotidiano das comunidades locais.
Perante este cenário, torna -se imperioso atuar com políticas e ações que nos permitam poupar este recurso que dele depende a nossa sobrevivência.
Assim sendo, e desde 2020, tem vindo a Junta de Freguesia do Castelo em colaboração com o NECA - Núcleo de Espeleologia da Costa Azul, e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, a encetar várias diligências com vista à limpeza das nascentes e canais existentes na freguesia, bem como proceder a analises de qualidade de água, como é exemplo a Fonte do Carvalho, situada em Santana.
Neste processo, ainda em execução, e verificado a caudal em saída na referida fonte, torna -se possível a utilização do mesmo no que se refere à utilização daquela fonte.
Neste sentido, a Junta de Freguesia do Castelo, vem recomendar à Camara Municipal de Sesimbra, a utilização desse caudal de água, a curto prazo, para limpeza e abastecimento de veículos prioritários e de rega, “poupando” assim a água potável da rede publica para as necessidades básicas da população."
O EXECUTIVO DA JF CASTELO
14 setembro 2022