1 minuto de leitura | Visualizações (197)

Horário

Quarta a domingo: das 9 às 12.30 e das 14 às 17.30h

No seu interior é possível recordar os espaços que outrora corresponderam às salas de moagem, vendas e escritórios, armazenamento e equipamentos. No exterior, existem vestígios do tempo áureo do seu funcionamento, como um tanque de refrigeração da água para o motor e um ponto de pesagem e venda das farinhas produzidas.

Moagem de Sampaio

No final dos anos 40, o espaço passou à torrefação de café, até ter entrado em declínio na década de 90. Para preservar este importante testemunho da evolução tecnológica e industrial do concelho, a Câmara Municipal deu início à sua recuperação no final de 2008.

Um dos seus elementos centrais é o motor Hornsby-Stockport, instalado no edifício por volta de 1917. O engenho é composto por um conjunto de acessórios raros, originais e únicos que lhe conferem um valor patrimonial incalculável. A história do edificado, o funcionamento dos circuitos internos, a vida das moagens, desde a pré-história até às grandes moagens industriais, e o ciclo do pão são alguns dos temas que o público vai poder conhecer na Moagem de Sampaio, transformada em Núcleo Museológico dedicado à ruralidade do concelho.

Moagem de Sampaio

Aos fins de semana, o edifício acolhe a iniciativa Sabores da Nossa Terra, uma venda de produtos locais que pretende incentivar produtores e agricultores a prosseguirem a sua atividade. Os visitantes podem adquirir vários produtos da região como a Farinha Torrada, o Queijo da Azoia e o pão caseiro cozido em forno a lenha e frutas e legumes da época.

Moagem de Sampaio


Localização

A carregar Mapapor favor aguarde...

Moagem de Sampaio