2 de Setembro de 2025 | Investimento | Visualizações (173) | 7 minutos de leitura

Bairro Digital de Sesimbra - UAU Sesimbra!

Bairro Digital de Sesimbra apresentado na Fortaleza de Santiago, em Sesimbra.

O Bairro Comercial Digital de Sesimbra, designado de Uau Sesimbra!, foi apresentado, dia 1 de setembro, na Fortaleza de Santiago. O momento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Francisco Jesus, do presidente da AHRESP, Carlos Moura, do presidente da Assembleia Municipal, João Narciso, da presidente da Junta de Freguesia de Santiago, Laura Correia, e da gestora do Bairro, Susana Brites. 

Este projeto, que resulta de uma candidatura da Câmara Municipal de Sesimbra, em consórcio com a Associação de Hotelaria, Restauração e Serviços de Portugal, (AHRESP), ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), permitirá que o comércio da vila de Sesimbra passe a contar com um conjunto de ferramentas digitais para apoio à sua atividade, das quais se destacam uma plataforma de comércio digital, com sistema de pagamento e entregas, reservas online ou gestão de filas de espera.

Para além desta componente, direcionada para o comércio, o Bairro terá um conjunto de soluções ligadas à mobilidade, sensorização e gestão de tráfego e estacionamento, espaço público, Wi-Fi gratuito, sustentabilidade e comunicação.

O principal objetivo é divulgar, disponibilizar e incentivar o uso das novas tecnologias no comércio tradicional impulsionando as vendas, criando novas dinâmicas e ferramentas de trabalho e, ao mesmo tempo, contribuir para a transição digital.

Uma das vantagens do projeto é a recolha, tratamento e disponibilização de dados, que vão fazer com que os empresários adequem a sua oferta em função da informação que lhes é transmitida. Saliente-se também que ao unir todos os empresários numa mesma plataforma, o Bairro formará uma rede que, por sua vez, gerará um conjunto de sinergias essenciais ao desenvolvimento económico local.

A implementação do Bairro Comercial Digital de Sesimbra vai desenvolver-se na vila de Sesimbra, uma vez que a candidatura está associada a uma área geográfica delimitada. No entanto, a intenção da autarquia, assumida desde o início deste trabalho, é garantir que estas soluções sejam alargadas ao comércio de todo o concelho. Os estabelecimentos aderentes estarão devidamente identificados com o logótipo do projeto e integrados na plataforma de comércio digital de Sesimbra (Marketplace). Nesta plataforma será possível adquirir produtos online e recebê-los em casa, fazer encomendas e levantá-las em loja ou em cacifos digitais ou fazer reservas em restaurantes. Estas soluções ficarão ao dispor de todos os aderentes de forma gratuita.

O Bairro Comercial Digital de Sesimbra tem também um conjunto de propostas de gestão do espaço público, das quais fazem parte rede Wi-Fi 5G gratuito, painéis digitais interativos com informação, sensores de estacionamento, contagem de lugares disponíveis para estacionamento, papeleiras inteligentes e uma estação de apoio a bicicletas e cadeiras de rodas. Haverá também duas passadeiras inteligentes que tornarão o atravessamento em dois dos pontos mais sensíveis da vila, mais fáceis e seguros.

O Bairro terá associado um conjunto de dados para apoio à gestão, como volume de vendas, número estimado de pessoas em Sesimbra a cada momento, fluxos de tráfego, número de lugares de estacionamento disponíveis ou períodos do dia e da semana em que há maior fluxo de pessoas e de vendas. Estes dados serão encaminhados para o gestor do Bairro, que os tratará e fará chegar aos empresários para apoio à decisão.

A candidatura foi desenvolvida em 2022, aprovada no final de 2023 e formalizada em 2024. Desde então, a gestora do Bairro, apoiada por um conjunto de serviços municipais de várias áreas, tem trabalhado para implementar todas estas soluções que estão agora a começar a ser instaladas na vila e disponibilizadas aos comerciantes aderentes.

Algumas das vantagens do Bairro Comercial Digital

Compre a qualquer hora e receba em casa ou no cacifo

Imagine que, num sábado quente de verão, planeia aproveitar a praia de Sesimbra. Ao mesmo tempo, quer comprar peixe fresco e pão caseiro para o almoço, no Mercado Municipal. Atualmente, é difícil conciliar tudo isto. Se fizermos estas compras não podemos levá-las para a praia. Se formos à praia, provavelmente não chegaremos a tempo de fazer as compras.

O Bairro Comercial Digital de Sesimbra torna este plano real, com recurso à tecnologia. Com a entrada em funcionamento do Bairro, será possível encomendar o peixe que se pretende, bem como o pão, no telemóvel ou computador, alguns dias antes, pedir para que seja entregue num dos cacifos refrigerados do projeto, e fazer o pagamento online. Assim, no regresso da praia, mesmo que o mercado já esteja encerrado, pode recolher os produtos no cacifo e voltar para casa para preparar o almoço, não perdendo, nem a praia, nem a frescura dos alimentos. Este é apenas um exemplo daquilo que o Bairro Comercial Digital vai permitir aos cerca de 260 comerciantes da vila de Sesimbra.

Venda online para qualquer ponto do mundo

Um turista estrangeiro passa férias em Sesimbra e quer cortar o cabelo durante esse período. Não conhece nenhum cabeleireiro ou barbeiro, mas através do Marketplace tem acesso a um conjunto de serviços nessa área. Escolhe, faz a marcação para a hora que mais lhe convier e trata do seu cabelo. Antes de sair compra ainda um creme para tratamento de que gostou. Com o Marketplace do Bairro, mais tarde, desde o seu país de origem, pode voltar a comprar o produto à loja de Sesimbra. O comerciante conquistou mais um cliente e passou a vender os produtos que comercializa para qualquer parte do mundo, alargando assim o seu universo de clientes.

Reservas e estacionamento

Um casal pretende jantar numa esplanada em Sesimbra numa noite quente de verão. Num primeiro pensamento, a tarefa parece muito difícil. Contudo, com o Uau Sesimbra! consegue fazer a reserva online, escolher a mesa e conhecer o menu e os preços.

Na data, já a caminho, podem consultar a aplicação do Bairro e pesquisar quais os estacionamentos vagos. À entrada da vila, um painel informativo indica o número de lugares vagos e encaminha-os para o melhor estacionamento. Chegados ao restaurante à hora marcada, a mesa está pronta. Desfrutam do jantar e regressam a casa sem percalços.

Mobilidade reduzida

O Bairro prevê a sensorização de todos os lugares para mobilidade reduzida da vila. Se alguém quiser transportar um familiar ou amigo com mobilidade reduzida até à praia do Ouro, uma das principais praias acessíveis do País, pode fazê-lo, sabendo em tempo real quais os estacionamentos de mobilidade reduzida vagos, bem como a sua localização.

Filas de espera

Quantas vezes chegamos a um restaurante e há uma fila à porta. As opções são regressar noutro dia ou esperar, perdendo parte do tempo livre de um fim-de-semana ou de uma noite. No Bairro Digital, os restaurantes terão uma ferramenta de gestão de filas de espera que permite que o cliente chegue ao restaurante, marque a mesa e regresse apenas quando receber uma mensagem no seu telemóvel que avisa que a mesa está pronta. Assim, em vez de se esperar à porta do restaurante, será possível dar um passeio pela marginal, fazer compras ou até ir a um bar.

VIDEO PROMOCIONAL