9 de Janeiro de 2022 | Espaço Público | Visualizações (90) | 1 minuto de leitura

Iniciada a construção de mais um espaço REMOVE, na freguesia do Castelo.

A Câmara Municipal está a iniciar a construção de mais um espaço REMOVE, desta feita, na Rua das Nogueiras, junto à antiga Escola Básica da Maçã, que irá servir, fundamentalmente, as zonas da Maçã, Pedreiras, Sampaio, Cotovia e Alto das Vinhas.

O objetivo é criar mais um ponto gratuito para deposição correta de resíduos verdes e monos, e evitar que estes sejam deixados na via pública e junto aos contentores.

Os verdes são provenientes de limpeza e manutenção de zonas de cultivo e jardins de habitações, como aparas, troncos, ramos, relva e ervas. Os monos são, por exemplo, sofás, móveis e colchões.

Este novo equipamento permitirá, assim, alargar para quatro os espaços REMOVE no concelho. Os restantes começaram a funcionar em 2017 e localizam-se na Quinta do Conde, Zambujal e Lagoa de Albufeira. Desde a sua abertura, estes espaços permitiram a deposição temporária e correta de algumas centenas de toneladas de monos e resíduos verdes, que depois são encaminhados para aterro.

Sem esta solução muitos destes resíduos poderiam acabar abandonados indevidamente na via pública, o que, para além do impacte no plano ambiental e na qualidade de vida das populações, prejudica a imagem do concelho.

Importa referir que a abertura destes pontos de recolha gratuita de resíduos foi complementada com uma campanha de sensibilização com painéis informativos em todos os contentores de lixo do concelho, folhetos nas faturas da água, publicidade exterior e nos materiais informativos da autarquia.

 

(NOTICIA / INFORMAÇÃO _ CMS)