Na Freguesia do Castelo está praticamente concluído o percurso pedonal na Avenida 25 de Abril, entre a rotunda da Corredoura e o entroncamento junto ao REMOVE do Zambujal, numa extensão de cerca de 1600 metros.

Para além dos passeios, a beneficiação das paragens de transportes públicos, a criação de bolsas de estacionamento, a construção de cais para os contentores de resíduos sólidos urbanos, os trabalhos incluíram a reformulação dos esgotos pluviais. Para vincar a separação entre o espaço pedonal e a faixa de rodagem, nalguns locais os passeios encontram-se a uma cota superior em relação à via, e as antigas passadeiras pintadas no piso foram substituídas por outras em calçada, o que pode contribuir para a redução da velocidade numa estrada que regista diariamente grande fluxo de trânsito.

Foram ainda colocados pilaretes em vários pontos para evitar o estacionamento abusivo em cima dos passeios, desimpedir os corredores reservados ao peão e melhorar a visibilidade de quem circula.

Integrada no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS), esta obra representou um investimento de aproximadamente 157 mil euros, e beneficiou do apoio do Portugal 2020, ao abrigo de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Sesimbra.

De sublinhar que, no âmbito do PAMUS, está também em curso a construção de percursos pedonais entre Santana e Cotovia, e entre Sampaio e Maçã, que servirão vários aglomerados populacionais, estabelecimentos de ensino, equipamentos desportivos, instalações do movimento associativo e empresas da freguesia.