Dia da Mulher foi comemorado em festa na Freguesia do Castelo

Cerca de 200 mulheres assinalaram a data e marcaram presença na 3ª edição da Caminhada Comemorativa do Dia Internacional da Mulher, que este ano, incluiu no programa um almoço convívio no Grupo Desportivo União da Azoia e que terminou ao som da música de Júlio Panão.

“Estes momentos são fundamentais para todas nós. Não podemos deixar que os nossos dias e o nosso tempo se passem só entre a vida familiar e a profissional… um grande bem-haja a todas por terem aceite este convite da Junta de Freguesia e terem tornado esta data ainda mais especial. Momentos destes são realmente muito importantes, para que possamos estar e conviver entre nós de forma tranquila e salutar”.

Foi com estas palavras que Maria Manuel Gomes, presidente da Junta de Freguesia do Castelo, agradeceu a todas as mulheres presentes nesta iniciativa, promovida pela Junta, que para além de assinalar esta data, teve como objetivo promover hábitos de vida saudáveis e a confraternização entre várias gerações de mulheres.

“Nós viemos da Almoinha, mas já estive com participantes do Zambujal, do Parral, da Aldeia do Meco, e já é tradição na maioria delas participar nesta iniciativa. É muito engraçado ver várias gerações juntas, avós, mães e filhas. Achei que com os passatempos a Caminhada foi ainda mais engraçada, pois houve quem surpreendesse com acessórios muito peculiares o que tornou a festa ainda mais alegre”, realçou Amália Martelo, de 69 anos, que participou a convite da sua nora.

Este ano, a Junta de Freguesia desafiou as participantes a formar equipas e a responder a algumas questões relacionadas com a freguesia, num pequeno Quiz (inquérito), que incluía também alguns desafios.

“Quisemos dar a conhecer algumas particularidades da nossa freguesia. Quem sabia respondeu certo, quem não sabia ficou a conhecer melhor a realidade do nosso território, que era esse o nosso objetivo. E é de salientar que quase todas as equipas responderam certo a grande parte das perguntas!”, refere Maria Manuel.

No final da prova, houve o almoço convívio, no pavilhão do GDU da Azoia.

“A comida estava muito boa. Aliás correu tudo muito bem, as pessoas estavam satisfeitas e a animação musical do Júlio Panão veio tornar a festa ainda mais alegre e divertida. Parabéns a todos e um agradecimento especial ao Grupo Desportivo União da Azoia.”

Depois do almoço seguiu-se um baile com a animação musical do artista sesimbrense Júlio Panão e a entrega de prémios, entre os quais:

. Melhor objeto em FORMA DE CORAÇÃO com elementos da Natureza:

Equipa Vencedora_ AS GUERREIRAS

Menções Honrosas _ Mini - mercados Nela – COVIRAN  & AS GAZELAS

. Melhor GRITO DE EQUIPA_ AS BALBINAS

Menção Honrosa_ AS PEXITAS

QUIZ DA FREGUESIA

Equipas Vencedoras _ Mini - mercados Nela – COVIRAN  & SEITA DO 3º ANEL

MELHOR SLOGAN

Equipa Vencedora _ AS GAZELAS

MEHOR ADEREÇO

Equipa Vencedora _ AS GUERREIRAS

Menção Honrosa_ AS SEM TEMPO

++++++++++

“Foi um dia muito bem passado, entre amigas de longa data e outras mulheres que tive o prazer de conhecer durante a tarde. Achei a ideia do passatempo e de termos de participar em algumas brincadeiras pelo caminho muito interessante. Acabou por dar uma outra graça à caminhada, e envolveu mais os grupos, numa disputa saudável e tranquila. Vou de certeza participar na próxima edição e recomendo a quem não veio que para o ano se junte a nós. Obrigada à Junta pela iniciativa. Gostei mesmo muito”, disse Patrícia Lopes, de 44 anos.

A Caminhada Comemorativa do Dia Internacional da Mulher,  realizou-se este ano na Serra da Azoia, onde as várias participantes tiveram oportunidade de conhecer e explorar este espaço da natureza.

A Junta de Freguesia do Castelo, agradece a todos os que graciosamente colaboraram nesta iniciativa:

Grupo SOFÁRIDA (oferta de suplementos vitamínicos, cremes e prémios de oferta às participantes vencedoras)

_ Associação CHOI KWANG, através da colaboração de Luiza Zacarias, que deu a conhecer algumas técnicas de defesa pessoal

_ GRUPO DESPORTIVO UNIÃO DA AZOIA, na cedência do pavilhão para almoço das participantes e atuação musical

_ MDM (Movimento Democrático de Mulheres), oferta de porta-chaves às participantes.

O SLOGAN Vencedor_ “DESENVOLVIMENTO… É GENTE EM MOVIMENTO!”, será  adotado pela JFCastelo na divulgação de diversas atividades.