Está a funcionar, desde 2009, na freguesia do Castelo, a Oficina Domiciliária cujo objectivo é proporcionar, à população mais idosa, uma ajuda em tudo o que tenha a ver com pequenas reparações, nos seus domicílios. A mão de obra é oferecida pela Junta de Freguesia enquanto que o material utilizado, quando há possibilidade para tal, é pago pelos requerentes.

O executivo da Junta de Freguesia do Castelo optou pela criação deste serviço depois de uma experiência, semelhante, e com resultados bastante positivos, nas escolas da freguesia. Ter um técnico a tempo inteiro, a reparar uma torneira ou autoclismo, substituir ou reparar uma fechadura, lâmpadas, ou outras pequenas reparações, permite uma atuação mais rápida e possibilita uma redução de custos, com técnicos ou empresas especializadas. No caso das escolas, onde o projecto teve a sua génese, as reparações são atualmente muito mais céleres e as despesas são diminutas.

Com esta iniciativa, acessível através de requerimento entregue na Junta de Freguesia, pretende apoiar-se, socialmente, não apenas os idosos mais carenciados como, também, aqueles que, por dificuldades de locomoção, têm maior dificuldade em executar pequenos trabalhos cuja sua resolução pode influenciar, de forma positiva, a sua qualidade de vida e o seu bem estar.

O serviço da Oficina Domiciliária deverá ser requerido na sede da Junta de Freguesia que encaminhará o pedido para o técnico e fará a marcação da visita e consequente reparação.