SAUDAÇÃO | DIA INTERNACIONAL DA MULHER _ 8 Março 2021

O Executivo da Junta de Freguesia do Castelo, aprovou por unanimidade na sua ultima reunião, uma SAUDAÇÂO ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER, em especial às que estão a desempenhar tarefas na linha da frente, no combate a esta pandemia.

...

"Clara Zetkin, figura histórica do feminismo, no ano de 1910, propôs a aprovação de um dia internacional que determinava uma ação comum pela emancipação das trabalhadoras, em homenagem à dura luta travada em 1857 pelas operárias de uma fábrica têxtil em Nova Iorque.

Este dia representaria o símbolo da luta das mulheres e um marco na defesa dos direitos pela igualdade, justiça social, progresso e paz. A 8 de Março assinalamos o Dia Internacional da Mulher.

A realidade mostra-nos, diariamente, a importância da celebração deste dia e a importância desta luta das mulheres.

A título de exemplo, o nosso país continua a registar níveis gravíssimos no que diz respeito a violência doméstica, um problema que atinge mulheres de todas as idades, e de todos os extratos sociais, problema que se reflete no quotidiano de muitas famílias e crianças.

Este ano, realçamos também o papel fundamental das mulheres, durante a crise da COVID-19.

Umas pelo papel corajoso onde se destacam a dedicação, espírito de missão e trabalho relevante.

Outras, e muitas outras, que foram seriamente afetadas, por se encontrarem a ocupar postos de trabalho inseguros ou precários, que desapareceram ou sofreram alterações com esta pandemia, fazendo com que se acentuem ainda mais as desigualdades que têm de ser assumidas, e combatidas.

A estas e a todas as outras que no seu lar, trabalho, comunidade estão presentes, o nosso Louvor.

Viva As Mulheres!

Viva o Dia Internacional das Mulheres!

Hoje e Sempre!

O Executivo da Junta de Freguesia do Castelo."