PELO CUMPRIMENTO IMEDIATO DAS MEDIDAS ESTABELECIDAS NA REVOGAÇÃO DA LICENÇA DO ATERRO DO ZAMBUJAL_ SESIMBRA

Continuamos a dizer NÃO a este atentado Ambiental e a lutar a favor da reposição da normalidade nesta localidade da freguesia do Castelo, para que em conformidade com a lei, este caso tenha um desfecho célere e apropriado.

Reunida a 3 de junho 2020, o executivo da Junta de Freguesia do Castelo, deliberou o envio de questões ao Ministério do Ambiente e Transição Energética, e à Comissão de Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), referentes à situação de não cumprimento DAS MEDIDAS ESTABELECIDAS NA REVOGAÇÃO DA LICENÇA deste ATERRO.

Decorrido 1 ANO desde a revogação da licença e da imposição de condições de encerramento e selagem do espaço, não se observam evidências da implementação das medidas impostas com vista a evitar e minimizar os efeitos negativos para o ambiente e para a saúde pública. Aliás, continua a fazer-se sentir o mesmo cheiro característico e intenso, acompanhado de fumos, uma situação que tem continuado a motivar inúmeras queixas da população e entidades locais.

Tendo em conta os efeitos negativos na qualidade de vida e na saúde da população, no meio ambiente, bem como o elevado  risco de incêndio na época que se aproxima, temos uma vez mais de exigir a atuação urgente do Ministério do Ambiente e Transição Energética, no sentido do cumprimento imediato das medidas estabelecidas na revogação da licença do aterro em questão!

- Para quando a suspensão da receção de todos os resíduos?

- Para quando a avaliação e remoção dos resíduos contaminados?

- Para quando a selagem definitiva e eficaz do aterro de resíduos inertes ?

A resposta  a estas  questões está também reivindicada num ABAIXO-ASSINADO, que poderá encontar nos diversos estabelecimentos da freguesia, com especial incidência na localidade do Zambujal e arredores, subscrito por moradores desta aldeia, pela Junta de Freguesia do Castelo e Câmara Municipal de Sesimbra, e que após a recolha de assinaturas, será entregue às entidades referidas acima.

Simultaneamente,  poderá encontrar online, uma  PETIÇÃO PUBLICA, promovida por um grupo de moradores com o apoio da Junta do Castelo e Câmara Municipal e Sesimbra.

Para assinar esta PETIÇÃO PUBLICA online_ PELO CUMPRIMENTO IMEDIATO DAS MEDIDAS ESTABELECIDAS NA REVOGAÇÃO DA LICENÇA DO ATERRO DO ZAMBUJAL, clique em:

Assine! Participe! Apoie!

Juntos vamos exigir a imediata resolução deste verdadeiro crime ambiental!