"Rafa é um curioso nato. Na escola toda a gente o conhece pelo GESTO CERTO, porque sabe sempre o que fazer e o que dizer. Nesta história propõe um desafio a todos os alunos e famílias sobre a temática Suporte Básico de Vida. Também queres alinhar neste desafio?"

Não faltes à apresentação do livro "Gesto Certo", um livro infantil que aborda a temática do Suporte Básico de Vida, no dia 12 de Dezembro, pelas 10h30, no Espaço Zambujal.

Gesto Certo é uma obra infantil da autoria de Luís Pacheco. O prefácio do livro é da Dr.ª Manuela Ramalho Eanes, presidente do Instituto de Apoio à Criança, que aceitou o pedido de participação neste projeto, dirigido pelo seu autor. Conta ainda com o apoio do Instituto Nacional de Emergência Médica.
Luís  Pacheco é professor do ensino básico e cidadão ativo na comunidade, que tem vindo a trabalhar de forma autónoma para a sensibilização e formação da população (leigos) em Suporte Básico de Vida – SBV.
Acredita que a formação em SBV deve ser disponibilizada aos mais jovens desde cedo, pois só desta forma se conseguirá ter uma população mais (in)formada e capaz de dar a resposta adequada nas situações de emergência médica em que é necessário fazer SBV, sendo que este implica obrigatoriamente, e em primeiro lugar, a realização de uma correta ativação do serviço de emergência médica – 112.
A obra “GESTO CERTO”, constitui uma forma de sensibilização aos mais  jovens em SBV. A ela está associada uma música – “O Poder e o Saber dos Teus Gestos”.

Recentemente o projeto GESTO CERTO foi distinguido como uma boa prática levada a cabo nas escolas portuguesas para a democratização da saúde, pelo Conselho Europeu de Ressuscitação, integrando desta forma o programa do Congresso Europeu de Ressuscitação, em Praga, onde esteve presente nos dias 29, 30 e 31 de outubro.

Visite: https://www.facebook.com/gestocerto e FAÇA “ GOSTO”, recomendação do INEM.
Ouça a música em www.gestocerto.pt

Contacto: gestocerto@gestocerto.pt