A abertura do Sesimbra Summer Cup 2013 decorreu, no passado dia 3 de Julho, com uma Cerimónia do Cineteatro João Mota em Sesimbra.
A iniciativa abriu com uma coreografia da classe de ginástica do Grupo Desportivo de Alfarim, alusiva ao Sesimbra Summer Cup e ao Fair-Play, contando de seguida com as saudaçãos a todas as equipas participantes, por parte do Presidente da Junta de Freguesia do Castelo - Francisco Jesus, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra - Augusto Pólvora.

A cerimónia teve o seu ponto alto com o Colóquio "Desenvolvimento do Futebol de Formação: Desafios do Sec. XXI", moderado por Sebastião Patrício, e que teve como convidados Carlos Coutada - Vice-Presidente da FPF, Prof. Silveira Ramos - Diretor Técnico Nacional da FPF, Dr. Joaquim Sousa Marques - Presidente da Direcção da AFS, Dr. José Lima - Coordenado Nacional do PNED, Lúcilio Batista - Ex. árbitro internacional e Prof. Luis Sénica - Mestre em Desporto de Alto Rendimento.

Os participantes na Cerimónia tiveram desta forma oportunidade para ouvir de todos este convidados opiniõe, sugestões e boas práticas para o desenvolvimento da modalidade, destancando-se nas intervenções o apelo aos pais e famílias para o fair-play e respeito, bem como para a promoção informal do desporto.
No final da cerimónia teve lugar um momento musical a cargo da Escola de Samba "Bota no Rego".

Destaque também para a presença da comunicação social no evento, em particular o canal A Bola TV, que realizaou uma excelente reportagem sobre o mesmo, bem como aos convidados que praticamente encheram a plateia do recinto, entre os quais o árbitro João Ferreira.