Nas aldeias, antigamente, eram poucas as casas que possuíam o seu próprio forno… por norma existia um no centro da própria aldeia.

Geralmente os fornos eram também o local onde a rapaziada se juntava nas noites inverniças, aproveitando o ar quente que ali se sentia. Os fornos eram, assim, um equipamento essencial das terras, onde o povo se juntava periodicamente, não apenas para cozer pão, broa, ou assar carne… mas também para falar da vida, conviver, propagar e recolher novidades.

A Junta de freguesia do Castelo, retomando a tradição, põe à disposição da população, o Forno Comunitário, inserido no Lugar Da Terra, (espaço de ruralidade e tradições), situado na aldeia do Zambujal.
A partir do Mês de dezembro, a marcação para utilização do forno, deverá ser realizada nos serviços do Lugar da Terra, tomando conhecimento das normas de utilização.

Desfrute!

Curiosidade:
Dá-se o nome de Forno Comunitário quando o mesmo é construído pelos habitantes, em conjunto ou pelas juntas de freguesia.