O Núcleo Interpretativo da Jazida de Icnofósseis da Pedreira do Avelino, um dos sete monumentos naturais do país, inaugurado em dezembro de 2012, vai ser palco, nos dias 20 e 28 de julho, sábado e domingo, às 10 horas, de duas iniciativas inseridas na campanha Geologia no Verão, do programa Ciência Viva. 

A jazida apresenta uma laje com 10 metros de largura por 15 de comprimento, onde se encontra registado um conjunto de 108 pegadas com mais de 150 milhões de anos, distribuídas por cinco pistas de diversos herbívoros quadrúpedes, de longa cauda e pescoço comprido.

Acompanhados por Vanda Santos, coordenadora do Departamento de Mineralogia, Geologia e Paleontologia do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, os participantes vão poder observar e interpretar as pistas de dinossáurio saurópode, bem como entender aspetos da sua anatomia, locomoção e comportamento.

A inclinação da laje será motivo de conversa sobre a noção que temos de tempo geológico e das alterações da geografia, clima, fauna e flora que ocorreram ao longo dos tempos.

Saiba mais em www.cienciaviva.pt