Lançamento do Livro_ POESIA POPULAR DA FREGUESIA DO CASTELO

Junta de Freguesia lança livro de POESIA POPULAR com autores da freguesia.

Muitos familiares e amigos de poetas amadores da freguesia do Castelo encheram a Igreja de Nossa Senhora da Consolação do Castelo, na cerimónia de apresentação do livro POESIA POPULAR DA FREGUESIA DO CASTELO, que contou com a participação de 16 autores da freguesia.

A iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia, teve como objetivo o registo de escritos dos poetas populares da freguesia e ao mesmo tempo permitir aos autores a publicação de uma obra, para que cada possa partilhar com a comunidade o seu gosto pela escrita, em particular pela poesia.

“Foi sem duvida, muito gratificante conseguir reunir estes trabalhos e de falar com muitos dos poetas e familiares, porque alguns dos poetas infelizmente já não se encontram entre nós, e registar estes poemas que no fundo contribuem também para a  preservação deste património que faz parte da identidade da nossa freguesia”, realçou a presidente da Junta de Freguesia do Castelo, Maria Manuel Gomes. "Foi um trabalho moroso, mas muito emotivo."

No decorrer da sessão, os poetas e familiares, foram convidados a partilhar com o público os seus trabalhos, declamando algumas das suas poesias: “São estes momentos que mostram a memória de um povo, a tradição e é o que é genuíno», disse um dos familiares dos poetas presentes acrescentando que “estas iniciativas são inspiradoras e as pessoas mais velhas adoram pois sentem que ainda podem contribuir para a vivacidade da sua aldeia e terra”.

A tarde terminou com  um momento musical promovido pelo  Grupo de Cantares Populares da Freguesia do Castelo que tocou várias músicas, entre as quais o HINO DA FREGUESIA escrito por um dos membros do grupo e um Moscatel de Honra que foi acompanhado por doces da quadra, como broas e coscorões.

No final, a presidente da Junta agradeceu a todos a presença, destacando a colaboração dos poetas, familiares e do fotógrafo sesimbrense David Caretas, que fotografou para a publicação os poetas.

“Obrigada a todos por esta tarde. Temos sem dúvida uma terra rica em paisagens, em património edificado, mas temos muito acima disto tudo pessoas únicas, verdadeiras enciclopédias e com as quais podemos sempre contar. Contem também sempre connosco. Muito obrigada a todos e parabéns.

Foi na verdade, uma verdadeira tarde de emoções e memórias”, concluiu.

Recorde-se que esta publicação, à venda na Junta de Freguesia, conta com a participação de 16 autores da freguesia, são eles: Elísio Panão |  Heliodoro “Salgadinho” | Joaquim Casaca | José Marquez Jeremias |  José Raimundo | “Lelinho” |  Leonel Gaboleiro | Manuel Jacinto Coelho | Manuel Pessoa | Maria José Ruivo | Mário Correia | Mónica Franco | Natália de Figueiredo | Vera Gaspar | Vitalino Pinhal e Inês Góis (autora do Hino da Freguesia).

O Livro _ POESIA POPULAR DA FREGUESIA DO CASTELO, é o primeiro da série Coleção Patrimónios, que a Junta de Freguesia pretende dar continuidade com o objetivo de permitir conhecer, reviver e preservar as tradições da freguesia.

FOTOGALERIA: CMS e MÁRIO MG