O Lugar da Terra na freguesia do Castelo, acolheu na tarde de sábado (12 outubro) a tradicional cerimónia da receção à Comunidade Educativa.

O Lugar da Terra (antiga EB do zambujal), na freguesia do Castelo, agora a funcionar como espaço museológico e com uma exposição/ recriação de uma escola artiga, acolheu  na tarde de sábado (12 outubro) a tradicional receção à Comunidade Educativa, que juntou mais de cem pessoas entre alunos, professores, auxiliares e muitos familiares.

A cerimónia voltou a homenagear os alunos que se destacaram no ano letivo 2018/2019, bem como o pessoal docente e não docente que se aposentou no último ano.

Maria Manuel Gomes, presidente da Junta de Freguesia do Castelo, agradeceu a todos a presença e destacou a importância da cerimónia, que se realizou num lugar de excelência da freguesia.

"Este é um dos mais importantes encontros para a comunidade educativa, onde os professores ficam também a conhecer os recursos educativos existentes no concelho e, um deles, é o Lugar da Terra. Neste edifício podem, com os vossos alunos e também as famílias, conhecer a artes e ofícios que eram predominantes na freguesia do Castelo, assim como através da nossa exposição/recriação ver como era uma sala de aula no tempo dos nossos pais e avós. Apareçam são todos muito bem-vindos a este edifício histórico do Castelo."

Já Felícia Costa, vice-presidente da Câmara Municipal e vereadora do pelouro da Educação lembrou a importância da comunidade educativa e dos encarregados de educação na formação dos mais pequenos.

"Sesimbra está de parabéns, temos uma comunidade educativa de excelência. Não só os profissionais que se dedicam de corpo e alma à educação e a Sesimbra, mas também os encarregados de educação e os alunos pelo seu desempenho, envolvimento e participação cívica, porque eles são o futuro do nosso concelho."

Este ano, a receção à Comunidade Educativa incluiu diversas atividades para os agentes educativos, pais e encarregados de educação, tais como visitas guiadas, uma expedição pela Arrábida, horas do conto e sessões interativas para ajudar as famílias a enfrentar duas das etapas mais importantes da vida de crianças e adolescentes.

Este momento foi ainda animado pelo grupo de Gaiteiros da freguesia “ Amigos da Ramboia”, e terminou com um lanche para todos os presentes, onde não faltou o pão com chouriço cozido em forno a lenha no Forno Comunitário deste espaço.

A cerimónia, organizada pela Câmara Municipal de Sesimbra é um dos momentos altos do início de cada ano lectivo, sendo realizada no nosso concelho há cerca de duas décadas.