I Encontro Equestre | Alfarim - superou todas as expetativas!
Encontro Equestre superou todas as expetativas
No último sábado de julho, a aldeia de Alfarim foi palco do I Encontro Equestre, que juntou centenas de apaixonados por cavalos - montados em celas, outros nas suas chavetes e muitos, simplesmente, como público para admirar a beleza destes animais e assistir à festa. O evento, organizado em conjunto pela JFC e um grupo de cidadãos, Cavaleiros & Companhia superou todas as expetativas e a organização garante que em 2019 a iniciativa irá estar em todas as agendas culturais e equestres da região.
Estivemos à conversa com Fábio Santos, um dos responsáveis pelo encontro:
Como surgiu a ideia de criar um evento ligado ao hipismo?
Somos um grupo de amigos que se reune várias vezes para conviver e partilhar o gosto, que temos pelo mundo equestre. Desde 2014 que realizamos, durante o ano, vários passeios equestres pelo concelho, inclusive uma ida de Alfarim ao Cabo Espichel a cavalo.
Em maio e a convite da autarquia participámos na A Quinta na Moagem com uma exposição de equídeos onde realizámos uma demonstração de cavalhadas à moda antiga. A nossa participação foi muito positiva e o Feedback foi tão forte que a vontade de formalizar o grupo e criar uma associação ganhou mais força e determinação. E foi assim… que começou.
Entretanto para criar a associação, que já denominaram de Cavaleiros & Companhia, precisavam de angariar fundos…
Sim, podemos dizer que este Encontro Equestre teve como principal finalidade a angariação de fundos para criação da associação. Mas a par disso, tínhamos também como objetivo realizar um evento com interesse para a região, que evidenciasse as nossas gentes, os nossos costumes e as tradições rurais equestres. E que nos dias e noites quentes de verão, Alfarim fosse mais do que um lugar de passagem para quem procura as praias.
Começam os contactos com as entidades mais próximas…
Contactámos a JFC e reunimos com a presidente, Maria Manuel Gomes, que nos recebeu muito bem e que abraçou de imediato a ideia. O nosso entusiasmo foi contagiante e Alfarim foi o local escolhido porque também é lá que estão sediados a maioria dos cavaleiros do nosso grupo. Mas todos os apaixonados por cavalos podem dar o seu contributo e juntar-se a nós, como sócios.
E o evento começa a ganhar vida….
Podemos dizer que tudo isto foi possível graças ao trabalho de todos os envolvidos. Esta foi uma organização conjunta entre a Junta de Freguesia do Castelo e o grupo Cavaleiros & Companhia. Toda a parte burocrática, desde das autorizações, passando pela logística para o baile, não esquecendo o sistema de som e todos os meios de limitação do espaço para o evento, foi trabalho da JFC, que ainda suportaram os custos com a animação musical. Foi um apoio determinante, sem dúvida.
E os cavalos e Cavaleiros…
Contámos com a presença de 35 cavalos, de todo o distrito de Setúbal. Sem eles a festa não seria possível. Para o ano esperamos contar com todos de novo e outros mais que se queiram juntar à festa. Deixo já o convite!
E o público…
Sinceramente, este encontro superou todas as nossas expetativas. Claro que houve momentos do programa com mais afluência de público do que outros, por exemplo na tarde quando decorreram as cavalhadas e no baile à noite, com o Júlio Panão, contámos mais de 400 pessoas no Largo, locais e visitantes. Queremos que esta seja uma festa de todos, de quem cá vive e de quem nos visita nas suas férias.
E como foi…
Foi muito bom (risos)… O programa foi completo, começou às 9h30 com a Benção a todos os cavaleiros participantes, seguiu-se depois um passeio equestre, pela aldeia e arredores. Depois houve um almoço convívio para os participantes no passeio e população em geral, com animação de danças sevilhanas e flamencas, pelos bailarinos João Ribeiro e Diana Margarida Mendes. À tarde as tradicionais Cavalhadas, que são um jogo equestre tradicional que testa a perícia dos cavaleiros ao tirar uma argola com uma vara. Ao final do dia, tivemos a entrega de prémios da Cavalhadas e o corte do bolo de aniversário do grupo. O Encontro terminou com a animação musical e baile com o artista sesimbrense Júlio Panão. Foi um dia em cheio e tudo correu muito bem.
E para o ano…
E para o ano haverá o II Encontro Equestre, desta vez já como Associação Cavaleiros & Companhia. Queremos tornar o último sábado do mês de julho um marco em todas as agendas culturais e equestres da região, e continuar a trazer mais gente a Alfarim para participar e assistir ao nosso evento.
E por fim... visite a Fotogaleria! :)
Apoio(s): comércio local e população em geral, AlphaMédia, Alpha2, Café Irinês, Padaria do Gá, Côte d'Azur - Santana e Câmara Municipal de Sesimbra.