1.ª Mostra de Maçã Camoesa
Mostra e Venda da Maçã Camoesa e Férrea da Azóia
  • 6 de Outubro de 2013
  • 09:00 - 17:30
  • Moagem de sampaio
  • Entrada Gratuita

A Moagem de Sampaio recebe, no dia 6 de outubro, domingo, das 9 às 17.30 horas, a 1.ª Mostra de Maçã Camoesa ou Férrea Azoia – Variedade Tradicional da Região de Sesimbra, que tem como objetivo divulgar este fruto junto do público em geral. 

A iniciativa conta com a participação de vários produtores de Maçã Camoesa, e de uma doceira, que vai apresentar doçaria à base deste fruto, e será complementada com a apresentação de um estudo sobre os compostos fenólicos presentes em maçãs, elaborado pelo Dr. Pedro Franco.

Produzida na freguesia do Castelo, a Maçã Camoesa distingue-se pela mancha avermelhada na face de maior incidência do sol, sobre um fundo amarelo, e pela polpa ácida, cor branca e consistência firme. Colhida em setembro, pode ser consumida de imediato, embora seja comum ficar a amadurecer algumas semanas, de forma a ser consumida durante o inverno.

Em 2012, a Câmara Municipal de Sesimbra registou-a no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, passando a ter o direito exclusivo da marca.

A 1.ª Mostra de Maçã Camoesa é organizada pela Câmara Municipal de Sesimbra e Junta de Freguesia do Castelo e Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo.

1.ª Mostra de Maçã Camoesa

Moagem de sampaio
Próximo
Zimbramel