Espaço das Aguncheiras

Espaço das Aguncheiras
Cooperativa cultural que se inspira e trabalha perto do Cabo Espichel. Trata-se de espaço de trabalho vocacionado para o acolhimento de artistas jovens em acções de formação ou criação/produção, baseado nos princípios da experimentação e da transmissão de conhecimento. O local apenas é aberto ao público nos dias em que estão programadas actividades. São José Lapa, a sua mentora, dirige as várias acções que por lá se passam.

Moagem de Sampaio

Moagem de Sampaio
A moagem de Sampaio é um edifício erigido em inícios do séc. XX, que inicialmente terá cumprido a função de cavalariça mas que foi adaptado na década de 1910 para moagem de trigo e milho. Para conservar esta parte importante da história do município e dando corpo a uma intenção já antiga, a Autarquia, entre 2008 e 2013, levou a cabo a conservação in situ e musealização do edifício e do seu recheio, transformando-o num núcleo museológico.

Centro Cultural Raio de Luz

Centro Cultural Raio de Luz
O Centro Cultural "Raio de Luz" é um edifício cuja propriedade pertence ao Centro de Estudos Culturais e Acção Social "Raio de Luz". Sitaudo em Sampaio, junto a vários estabelecimentos de ensino e outros equipamentos educativos, sociais e desportivos, este edificio é hoje também sede da Centro de Recursos Educativos e Formação de Sesimbra e do Centro Novas Oportunidades (CNO).

Espaço Zambujal

Espaço Zambujal
O Espaço Zambujal (antiga Biblioteca do Zambujal) é um equipamento da Junta de Freguesia do Castelo, de carácter cultural com actividades programadas e destinado a todas as faixas etárias. Assim sendo e ao longo de todo o ano, são realizados uma serie de acções e eventos permitindo à população da freguesia do Castelo aceder a uma variedade de programas culturais e lúdicos inexistentes até então.