Prevê-se que até ao final de 2013 estejam terminadas todas as obras de saneamento incluídas na candidatura aprovada pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional - Programa Operacional de Valorização do Território. 

Conclui-se assim mais uma etapa fundamental na construção de infraestruturas básicas, tão esperadas quanto necessárias para a melhoria da qualidade de vida de milhares de habitantes, que deixarão de ter de se preocupar com os inconvenientes das fossas séticas.

Do último conjunto de obras, as que estão mais adiantadas são o saneamento das vias estruturantes na Lagoa de Albufeira e a 3.ª fase do Zambujal.

No primeiro caso, os trabalhos decorrem a um ritmo intenso, tendo-se já concluído os coletores nas avenidas dos Pinheiros e Acácias, bem como o intercetor norte. A empreitada inclui ainda a construção dos coletores na Avenida do Alcaide, Estrada do Casalão, que estão em curso, bem como o coletor da Rua do Poço e duas estações elevatórias.

No que respeita à 3.ª fase do Zambujal, a obra tem demorado mais tempo devido ao piso rochoso, que dificulta a ação das máquinas. Neste caso, os trabalhos decorrem atualmente na EM569 (antiga EN379), entre o entroncamento com a EM521 e a paragem dos autocarros próxima do Espaço Zambujal.

Entretanto, também já estão no terreno a 2.ª fase do lote poente, que se centra nas localidades de Fetais e Fornos, e a 2.ª fase do lote nascente, relativa ao Vale da Abelheira e Carrasqueira, a 1.ª fase do lote poente, que abrange a Aiana e parte do Zambujal, a 1.ª fase do lote nascente, que vai levar saneamento em “baixa” à Maçã, Quintola da Maçã, Pedreiras, Faúlha e Sampaio. 
Em março está ainda previsto o arranque da Fonte Esquerda, Assenta e Sentrão.

Com a conclusão destes projetos, os aglomerados referidos ficarão em condições de ser ligados à rede “em alta”, da SIMARSUL, que encaminhará os efluentes para as ETAR da Lagoa/Meco e de Sesimbra.

in www.cm-sesimbra.pt