A Junta de Freguesia do Castelo efetuou a pintura das marcações dos Campos de Jogos na Escola Secundária de Sampaio (ESS), para promover a prática do desporto no estabelecimento de ensino de uma forma mais agradável e apelativa.

As intervenções, que permitiram melhorar os dois campos de basquetebol, os dois de voleibol, os dois de futsal e o de andebol, vão contribuir para um melhor desenvolvimento das atividades desportivas, apesar  de não haver uma  responsabilidade direta da Junta de Freguesia neste grau de ensino.

Recorde-se que na ESS existe um Clube de Basquetebol que conta com uma equipa federada nesta modalidade.

A Escola Secundária de Sampaio começou a ser construída em 1984 e iniciou  asua  atividade letiva, dois anos depois. No primeiro ano, funcionavam apenas 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, no segundo ano começou a funcionar também o 10º ano de escolaridade e a partir do terceiro ano a escola começou a funcionar do 7º ao 12º ano de escolaridade. Desde 2014 só estão a funcionar o 9º, 10º 11º e 12º anos de escolaridade.