Desde o Século XV, a partir de 1430 que o Cabo Espichel se tornou um centro de romarias e procissões por círios de oito freguesias da margem sul, um da capital e trinta dos arredores de Lisboa.

Antigamente cada freguesia responsabilizava-se pelos festejos anuais em honra da Nossa Senhora na sua Igreja do Cabo, no primeiro Domingo após a ascensão do Senhor. O passar dos anos fez com que as freguesias deixassem de se deslocar ao Santuário do Cabo Espichel e a festejarem anual e rotativamente, Nossa Senhora do Cabo nas suas respetivas igrejas paroquiais.

Hoje esta festa realiza-se anualmente no Santuário do Cabo Espichel no último fim de semana de Setembro com a procissão da imagem da santa, e reúne o maior numero de Círios, alguns fora do concelho.

Atualmente, e tida como a festividade mais antiga do concelho, a Festa em Honra de Nossa Senhora do Cabo Espichel realiza-se este fim de semana entre os dias 27 de setembro a 1 de outubro.
O ponto alto desta festa é a Procissão, no domingo, dia 30, às 17 horas, que percorre todo o Santuário. Os festejos encerram no dia seguinte, dia 1 de outubro, com a Missa de Sufrágio aos Antigos Romeiros.

Consulte o Programa e visite a festa!

Festa em Honra de Nossa Sra do Cabo Espichel