Espaço Zambujal (re)abriu ao público no passado mês de Abril

O Espaço Zambujal, um dos equipamentos fìsicos da Junta de Freguesia do Castelo,  reabriu ao público no passado dia 27 de abril, após concluídas obras de requalificação.

De acordo com a presidente da Junta de Freguesia do Castelo, Maria Manuel Gomes, o renovado espaço ganhou uma nova vida:

Avançámos com este projeto de alterações porque temos vindo a registar uma mudança de públicos. Alterámos o conceito e criámos outras áreas que passam a estar disponíveis para todos, quer para quem procura um livro quer para quem precise de um lugar para se concentrar e trabalhar. Demos também vida ao espaço exterior, e colocámos mesas e bancos, para que todos possam usufruir do Espaço Zambujal até nos dias em que o equipamento está fechado.

Já o presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, lembrou a importância da polivalência deste espaço, que há 12 anos abria portas ao público pela primeira vez:

Este espaço é uma realização de Abril. Em 2007, a 25 de abril, abríamos este equipamento para proporcionar a todos o acesso à leitura, aos livros, à música. Um espaço polivalente que nasceu com o contributo de todos. Estar aqui hoje, ainda que as realidades sejam diferentes, é um enormíssimo prazer. O Espaço Zambujal está bonito, tem um ar mais fresco e jovial. Ficamos a ganhar ainda mais com este renovado Espaço. Parabéns a todos.

Para além de uma sala onde os mais pequenos podem brincar, desenhar, ler, entre outras atividades, O Espaço, conta com uma área de literatura, para todos os gostos e idades, de diversos autores nacionais e internacionais.

Nesta remodelação foi ainda contemplado um espaço de coworking, junto à zona de acesso à internet.

Hoje as pessoas têm necessidades e horários diferentes. Lembro-me de recebermos grupos de crianças que vinham a pé a fazer uns bons quilómetros para brincarem com os jogos, desenhar ou para ouvir uma história. Hoje a oferta é muito diversificada, os telemóveis já permitem o acesso à Internet e vários jogos, mas ainda assim as crianças e jovens, especialmente das aldeias próximas, procuram muito este Espaço, conta Graça Pólvora, Técnica Superior de Animação Educativa e Sócio-Cultural do Espaço Zambujal, há 12 anos, data em que este Espaço (re)abriu ao público pela 1a vez.

André Fernandes, atualmente no papel de estagiário na área de Animação, recorda o Espaço quando era miúdo: Passava grande parte dos meus tempos livres no Espaço Zambujal. Morava aqui ao lado e era muito divertido para nós, enquanto crianças, virmos para aqui, pois haviam sempre atividades e muitas iniciativas divertidas.

Após o descerramento de placa alusiva à inauguração e visita ao Espaço, Maria Manuel, apresentou um novo projeto: LIVROS LIVRES foi uma ideia que surgiu com esta (re)inauguração e com a consequente seleção de literatura e doações de obras literárias à junta de freguesia; queremos que as pessoas possam ler, não só aqui mas também nas suas casas, nos lugares onde se sentirem melhorar. Por isso, a partir de dia 30 de abril, vamos deixar em vários locais – escolas ou associações - caixas com livros para a população. Gratuitamente e sem compromisso na devolução. O nome diz tudo, são LIVROS LIVRES.

Quisemos melhorar o interior e o exterior do Espaço para voltar a coloca-lo ao serviço da população, dando também melhores condições para quem cá trabalha.

Espero que todos possam usufruir dele como local de aprendizagem, de convívio e de troca de vivências entre gerações, concluiu a presidente da Junta.

Descerraram a placa , de inaugurado destas obras de requalificação, Maria Manuel Gomes, e o presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus.

A cerimónia terminou com um momento de poesia com Francisco Arsénio Valverde e um moscatel de honra.

O Espaço Zambujal é um equipamento da Junta de Freguesia do Castelo de caráter cultural com atividades programadas, durante todo o ano, e destinadas a todas as faixas etárias.