Histórias ViVas voltam a ser um sucesso!

Projeto Histórias Vivas » CAÇA AOS OVOS...COM OS 3 PORQUINHOS!

 A Caça aos Ovos foi o momento alto da 4ª edição das Histórias Vivas, iniciativa promovida pela Junta de Freguesia do Castelo que pretende recriar contos infantis, promover o convívio entre gerações e dar a conhecer alguns dos lugares da freguesia.

Este projeto tem sido muito bem acolhido pela comunidade e é para toda a família, voltamos a ter connosco avós, pais, tios e muitas crianças, referiu Maria Manuel Gomes, presidente da Junta de Freguesia, desejando a todos, e o mais importante: Uma tarde cheia de surpresas e diversão.

Entre as 15h30 e as 17 horas, no sábado de 13 de abril, cerca de sessenta participantes de todas as idades, juntaram-se na Fonte do Carvalho, ponto de partida para a História Viva que desta vez destacou o conto infantil - Os 3 Porquinhos.

Gostei muito desta história e de ver os três porquinhos a cantar e a dançar, e até o lobo mau portou-se muito bem, afirmou a Leonor, de 6 anos. Também a amiga Maria se rendeu ao conto: A minha avó já me tinha contado esta história mas assim com pessoas é muito mais engraçado. Gostei muito muito!

Para os mais velhos é de destacar a componente lúdica e didática da iniciativa.

As crianças divertem-se sempre muito mas no final há sempre uma mensagem e isso é fundamental, na minha opinião para o sucesso de qualquer ação, realçou Patrícia Narciso, que participou com a sobrinha a convite de uma amiga.

A iniciativa que terminou no Moinho do Macedo, onde se encontrava a casa mais resistente ao lobo e onde os mais pequenos ouviram o final da história.

Nós as porquinhas acabámos por perceber como é importante ouvir os conselhos dos nossos pais, não é? E como é preciso empenho e trabalho para conseguirmos alcançar os nossos sonhos e desejos. Nós aprendemos a lição…, acrescentou Laura Correia, membro do Grupo de Teatro De Vez Enquanto e presidente da Junta de Freguesia de Santiago, uma das animadoras da história.

No final, os mais pequenos foram desafiados a procurar ovos de chocolate.

Apanhei muitos, foi muita fixe. Adorei esta história, disse João, de 10 anos.

Para  Maria Manuel Gomes o mais importante é dar a conhecer alguns dos lugares da freguesia do Castelo e os momentos de convívio e de lazer que se criam.

Fiquei encantada por ouvir algumas pessoas a dizer que nunca tinham estado aqui, e que se deslumbraram com a vista ou que não vinham à Fonte do Carvalho há muitos anos e que viajaram até à sua infância. E isso é muito enriquecedor.

A terminar, a presidente da Junta desejou a todos uma Páscoa Feliz deixando o convite para a próxima História ViVa: Podemos adiantar  que a história que se segue envolve ratinhos... :)  Por isso estejam atentos ao site e ao Facebook da Junta de Freguesia. Obrigada pela vossa participação e uma Páscoa cheia de amêndoas.

As Histórias Vivas, é um projeto organizado pela Junta de Freguesia do Castelo com o apoio do Grupo de Teatro ÀS TRÊS PANCADAS ( GRES Bota no Rego); Grupo de Teatro da Escola Navegador Rodrigues Soromenho; Junta de Freguesia de Santiago e CERCIZIMBRA.

Entretanto... mantenham-se atentos!

A proxima História ViVa, está quase a chegar!