VI Mostra Maçã Camoesa, Doçaria e Pão

A Mostra de Maçã Camoesa volta a revelar-se um sucesso nesta VI edição

 No primeiro fim de semana de outubro, a Moagem de Sampaio foi palco de mais uma edição da Mostra de Maçã Camoesa, variedade tradicional de Sesimbra, mais precisamente da Freguesia do Castelo.

 Este ano, para além deste  fruto o evento destacou outros produtos regionais tais como o pão caseiro cozido a lenha e a doçaria do concelho.

Queremos, à semelhança dos anos anteriores, evidenciar o que de melhor a nossa freguesia tem para oferecer. Nesta mostra, os consumidores têm a possibilidade de comprar diretamente ao produtor e assim ficar com a certeza de que o que estão a levar para casa é de qualidade, tem garantia e é produzido no nosso concelho, é nosso, destacou Maria Manuel Gomes, presidente da Junta de Freguesia do Castelo.

A par da venda de produtos locais e de artesanato, o público pode ainda participar em dois showcookings, dedicados à Maçã Camoesa.

Gostei muito de assistir a esta aula de culinária onde fiquei a saber mais sobre as propriedades desta maçã, que pode ser adaptada a diferentes pratos ou sobremesas, refere Ana Rita, de 36 anos, residente nesta freguesia.

Outro dos produtores locais refere que  a maçã camoesa, garante  é um fruto que dura um ano inteiro, sem ir ao frigorífico, e é muito bom para a nossa saúde pois é recomendado a doentes anémicos e diabéticos.

Produzida na freguesia do Castelo, a Maçã Camoesa ou Férrea distingue-se pela mancha avermelhada na face de maior incidência do sol, sobre um fundo amarelo, e pela polpa ácida, de cor branca e consistência firme. Colhida em setembro, pode ser consumida de imediato, embora seja comum ficar a amadurecer durante algumas semanas, de forma a ser consumida durante o inverno. Para além desta particularidade, tem níveis de antioxidantes e polifenóis muito superiores aos das restantes.

A Mostra de Maçã Camoesa, que decorreu pelo sexto ano consecutivo, contou ainda com muita animação musical e diversas atividades para os mais pequenos, que cativaram as centenas de visitantes que passaram pelo recinto.

Visite a fotogaleria do evento!